Você sabe o que é DevOps?

O Arquiteto de Soluções da Claranet Brasil, Eduardo Namba, fala neste artigo sobre o termo DevOps e explica todo o seu signifado prático.

O termo "DevOps" tem sido muito utilizado para defender como as empresas podem trazer mais eficiência à sua operação e gerar resultados mais qualificados. Mas, afinal de contas, o que significa DevOps: uma profissão, uma metodologia ou apenas um conjunto de técnicas de desenvolvimento?

Para compreender a evolução deste conceito, é necessário ter em mente o que gerou a necessidade de automatizar processos. Com uma demanda cada vez maior de entregas, que precisam ser feitas de forma rápida e eficiente, as empresas passaram a adotar soluções de automatização para otimizar o tempo dos profissionais antes envolvidos em tarefas operacionais, dando mais espaço para que eles se dediquem a funções estratégicas.

Neste sentido, automatizar a operação gerou mais disponibilidade de tempo e energia para que o time responsável por algum projeto específico possa se concentrar no desenvolvimento e avaliação destes processos. A integração destes dois times, de operação e desenvolvimento, é o DevOps.

Como uma boa prática baseada em agilidade, o DevOps pode ser considerado uma evolução de metodologias que visam maior eficiência a partir de integração de equipes distintas. Dessa maneira, esses times deixam de atuar em "caixas separadas" sem uma integração ou sinergia real para enfim estar alinhados com um propósito único e responsabilidades compartilhadas. Para que obtenham êxito, as práticas de DevOps exigem a criação de novas diretrizes, a aplicação de testes, implementação, operação e monitoramento contínuo.

É importante notar que cada uma das tarefas de operação que serão automatizadas vão necessitar de uma ou mais plataformas. E uma boa notícia é que a lista de opções existentes no mercado é enorme tanto para o contexto "on premise" quanto para os provedores de soluções na nuvem. Na realidade, as aplicações que são concebidas já utilizando servidores em algum provedor de cloud já tem um DNA que facilita as tarefas de automação se comparado a aplicações originadas em ambiente "on premise".

Um exemplo real que nos ajuda a entender o impacto de DevOps é a evolução do setor de vendas online. A internet impulsionou o mercado para uma realidade virtual onde o limite do alcance das vendas e criatividade para os novos mercados até hoje não foram alcançadas.

Ao mesmo tempo que o limite em inovar não existe, essa nova realidade coloca o "mercadinho de bairro" com as mesmas condições que um mercado multinacional. Isso porque todos podem colocar seu produto na internet e vender para o mesmo público.

A partir desta condição, surgem duas questões: Como ser melhor? O que faz o público acessar mais o site A do que o site B? Criar uma loja física em uma ótima região, expor os produtos e ter muitos funcionários para atender têm uma grande chance de dar certo, mas no contexto virtual as coisas não costumam ser tão simples. Quando falamos em conquistar o público numa realidade online, inovar e testar novos métodos são necessidades ainda mais urgentes - e esta inovação se refere à forma de vender, de apresentar o produto, de oferecer itens relacionados, etc.

Ao dar velocidade ao que realmente importa ao seu negócio através de tecnologias e técnicas que permitem automatizar tarefas operacionais, o DevOps garante mais eficiência para a área de vendas na internet ou qualquer outra que se interesse por resultados ágeis e recorrentes.


Umbler - Cloud Hosting para agências e devs



A Umbler é a nova casa do TekZoom e estamos migrando todos nossos projetos web para esta empresa de hospedagem cloud brasileira.

O mais interessante na Umbler é o seu painel, que facilita a configuração da hospedagem Cloud para projetos PHP e NodeJS, além da instalação automatizada do WordPress, Joomla, Drupal e OpenCart.

Ah! Vale lembrar que clicando no Link do TekZoom você ganha R$25,00 para testar os serviços Cloud de hospedagem. Bem legal, hein?

Não esqueça que o Laravel, framework PHP, também pode ser configurado automagicamente através do painel principal de Cloud Hosting da Umbler.

Não perca em breve nosso vídeo demonstrando como utilizar os serviços desta nova hospedagem Cloud para Desenvolvedores e Agências.