Três aplicativos Electron que merecem ser conhecidos e utilizados

Três aplicativos Electron que merecem ser conhecidos e utilizados

O Electron é, com certeza, uma das soluções mais bacanas atualmente para desenvolvedores que pretendem integrar projetos web com aplicações desktop.

Com o Electron é possível criar aplicativos para Windows, Linux e Mac, trabalhando com tecnologias abertas como HTML, CSS e JavaScript. Tudo isso de forma bem rápida e sem grandes dificuldades. A curva de aprendizagem é bem pequena.

Neste artigo vou apresentar três aplicações desenvolvidas em Electron que podem ajudá-lo em futuros projetos. Vale lembrar que não irei falar dos famosos Visual Studio Code e/ou Atom, mas sim de apps menos famosos, mas que são incrivelmente úteis.

Caso conheça outros aplicativos, deixe nos comentários!

Hyper – Terminal com anabolizantes


Gostei tanto desse terminal que gravei até um vídeo. O mais legal nesta aplicação é a possibilidade de trabalhar com abas e instalar plugins para aumentar suas funcionalidades.

O donwload do Hyper é gratuito e seu código fonte esta disponível no GitHub. O desenvolvimento de novos plugins é muito simples e sua documentação é extremamente completa. Na minha opinião, vale o download.

GitHub Desktop – Agilizando seu trabalho

O GitHub Desktop é uma solução completa para ajudar o desenvolvedor a manter seus projetos e códigos sob controle. É possível visualizar o repositório, acompanhar as atualizações e gerenciar completamente o Git.

É interessante ver como esse aplicativo simples pode ser útil para novos usuários do GitHub. Ele possui versões para Windows, Mac e Linux. Bora comitar?

Kap – Screencast open source

Você não imagina como procurei uma aplicação como o Kap no passado. Desde que iniciei a produção de vídeos para o YouTube testei e comprei pelo menos 10 softwares de captura e nenhum deles tinha o que eu realmente queria: simplicidade.

O Kap não é nenhum programa avançado de captura de tela, mas é extremamente leve e simples, que faz o “feijão com arroz” da melhor forma possível. Mais uma vez o Electron me surpreendeu e me fez ficar ainda mais fã dele.

Finalizando

Espero que tenham gostado das dicas, e no próximo artigo quero começar a falar de recursos mais avançados do Electron, como desenvolver aplicações ricas para desktop utilizando tecnologias abertas de ponta.

Se você já trabalha com Electron, deixe nos comentários suas experiências.

Até o próximo!

Autor

Reinaldo Silotto

Community Manager GDG-Bauru, integrante do programa Intel Innovators e ganhador de 3 prêmios iBest com o site Emulando. Mantenedor e Founder do TekZoom. Community Manager no iMasters.

Brasil - São Paulo https://tekzoom.com.br Reinaldo Silotto Reinaldo Silotto

Mais conteúdos para você

Comentários