Siga o TekZoom

Como a Tecnologia Ajuda no Controle da Pandemia de Coronavírus

person holding red flower petals

Segurança

Como a Tecnologia Ajuda no Controle da Pandemia de Coronavírus

Drones, robôs e Inteligência Artificial: Saiba como a tecnologia está fazendo a frente no combate ao coronavírus. Acesse e confira!

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Tekzoom.
Homem medindo a temperatura de uma mulher com termômetro infravermelho

A pandemia de COVID-19 está gerando grandes impactos ao redor do mundo por ser algo inédito na história. Por se tratar de uma situação nova, ainda faltam informações e conhecimento sobre o assunto, e a tecnologia tem sido uma grande aliada no combate ao coronavírus nesse momento.

O setor tem oferecido uma gama de soluções para diminuir a proliferação e a contaminação, como câmeras com scanners de temperatura, drones, robôs, reconhecimento facial e mais.

Saiba como a tecnologia pode decidir o rumo da situação mundial em meio a pandemia. Continue lendo!

Monitoramento dos infectados

Na China, o big data e a inteligência artificial já são uma realidade e foram cruciais para o controle da doença no país. Foram instalados scanners termais nas estações de trem das principais cidades, para monitorar a temperatura das pessoas que passam por esses locais.

Além disso, a China já possui sistemas avançados de reconhecimento facial que são capazes de rastrear indivíduos e, através do cruzamento de dados, definir se eles podem ter sido potencialmente infectados e traçar um plano de contenção do vírus.

Drone com câmera

Robôs e Drones

Os robôs têm ganhado bastante destaque no combate ao coronavírus. Uma empresa dinamarquesa chamada UVD Robots está produzindo robôs que tem uma função muito importante: eles desinfectam alas de hospitais usando luz UV. Alguns hospitais também recebem ajuda de robôs entregadores de comida que foram inicialmente desenvolvidos para atuar em restaurantes.

Os drones são usados tanto para transportar amostras médicas sem contato humano, como câmeras de vigilância que alerta cidadãos que estão sem máscara nas ruas.

Anti Fake News

Além das medidas de combate ao vírus no mundo real, no mundo virtual a batalha travada é contra as fake news sobre o coronavírus.

Muitas informações falsas tem se espalhado pelas redes sociais como descobertas de cura, remédios caseiros e até mesmo golpes feitos por cibercriminosos que usam o nome de grandes instituições para pedir dinheiro.

Empresas como o Google e o Facebook tem combatido a proliferação de fake news retirando do ar conteúdos identificados como falsos e doando para parceiros que fazem fact checking.

Como se proteger em meio a crise?

Uma forma de evitar os perigos online que envolvem as fake news sobre a pandemia do coronavírus é investir em um software internet security para sua rede e dispositivos, além de tomar precauções na hora de abrir e-mails e outros conteúdos sobre o tema.

Sabemos também que muitas pessoas que estão em quarentena estão trabalhando em home office. E para dar mais segurança aos PCs neste momento, a Bitdefender criou a campanha Work From Home, estendendo a versão gratuita do seu antivírus mais completo, o Bitdefender Total Security, de 30 para 90 dias*. #WorkFromHome.

E você? Sabe outras maneiras em que a tecnologia está ajudando no combate ao coronavírus? Compartilhe nos comentários!

*Promoção por tempo limitado, podendo ser alterada sem aviso prévio.

Imagens: Unsplash (kian zhang); Unsplash (Jared Brashier).

Continue Reading
Patrocinadores
Olha isso Teker...

Tem mais Segurança

Subir