Pesquisa por voz cada vez mais utilizada nas buscas do Google

Dizer "Ok Google" está cada vez mais comum entre os usuários do maior site de pesquisas da Web. E essa frase já expandiu para outros locais, como Smartphones Android e assistentes pessoais com o Google Assistant

Pouco tempo atrás seria impossível acreditar que os comandos por voz seriam tão utilizados pelos usuários de buscadores e celulares, mas com a inteligência artificial cada vez mais avançada e poderosa isso aconteceu mais rápido do que o previsto.

A Inteligência Artificial é utilizada nas mais variadas tecnologias e locais, inclusive em sites que divulgam resultados das loterias e dão dicas de quais números apostar.

No mundo do controle por voz já existem assistentes que vão muito além das buscas e estão cada vez mais próximos do usuário para ajudá-lo no dia a dia, inclusive na realização de compras online.

A pesquisa por voz esta cada vez mais presente entre os usuários jovens e a tendência é que este recurso seja o mais utilizado num futuro próximo, passando até mesmo as buscas feitas por digitação ou escrita. Incrível, não?

Mas o que é a pesquisa por voz?

A pesquisa por voz é um formato onde as perguntas são feitas pela fala e não por digitação, como era comum no passado.

A ideia é que o usuário utilize cada vez menos o teclado e comece a solicitar tudo como se estivesse falando com outra pessoa, mas neste caso é um máquina que interpreta os comandos de voz e realiza as ações solicitadas.

Além do Google,, os usuários também podem utilizar a pesquisa por voz em dispositivos Apple (Siri) e Windows (Cortana).

No sistema operacional da Microsoft já é possível controlar diversos recursos por comandos de voz. Já nos dispositivos Apple o usuário pode utilizar a Siri para realizar buscas e acessar algumas funcionalidades do Smartphone.

Pesquisas por voz no Google Chrome

Desde a versão 27 o navegador do Google, o Chrome, possui o recurso de pesquisas por voz em Português.

Para usar é só acessar o site do Google e clicar no ícone de microfone. O mais legal é que a Inteligência Artificial irá interpretar tudo que você disser e mesmo quando não entender exatamente o que está sendo dito, tentará aproximar ao máximo do resultado aguardado pelo usuário.

No Smartphone a busca por voz pode ser realizada tanto no site, quanto no APP Google, que já possui este recurso nativo.

Quais as vantagens da pesquisa por voz?

A principal função da pesquisa por voz é facilitar as buscas por palavras difíceis de serem escritas. Ela também ajuda em buscas mais longas, com frases completas que possuem diversas palavras-chaves.

Mas o mais importante é que a pesquisa por voz ajuda na acessibilidade das informações, pois é extremamente útil para pessoas com dificuldades físicas. É a verdadeira forma de democratizar o acesso e levar conhecimento para todos.

Num futuro bem próximo será possível controlar tudo por voz, de pedidos em restaurantes até carros autônomos. O importante é estarmos preparados para esta nova revolução que irá mudar a forma como interagimos entre nós e a tecnologia.