O Intel XDK esta voltando? Descubra agora neste TekCast

O Intel XDK esta voltando? Descubra agora neste TekCast

por Intel: O Intel® XDK não está mais sendo desenvolvido ativamente e não será atualizado para novos sistemas operacionais ou novos dispositivos


Durante muitos anos o Intel XDK foi uma das IDEs mais divulgadas aqui no TekZoom, tanto através de artigos, quanto de vídeos demonstrando todo o seu poder.

Infelizmente o XDK foi descontinuado pela Intel há mais ou menos 2 anos e desde então muitos desenvolvedores de aplicações híbridas estão desamparados, principalmente por causa de sistemas legados.

Mesmo depois deste tempo todo, ainda recebemos mensagens perguntando como utilizar esta IDE. Este foi o motivo da produção deste TekCast.

O que é fato: O Intel XDK acabou! O que podemos fazer? Nada!

A empresa abandonou completamente seus planos de manter uma IDE para desenvolvimento de aplicativos Mobile e agora esta investindo fortemente em IOT, principalmente em suas placas Arduino e concorrentes.

O mais importante é saber que existem outras alternativas no mercado e que podem ser utilizadas de forma profissional, igual o que era feito no XDK.

Vamos produzir uma série inédita mostrando como trabalhar com o Thunkable X e/ou APP Inventor 2. Quem vai escolher será você, amigo Teker!

Participe da nossa enquete no vídeo desta artigo através do Card de pesquisa. Depois de computarmos todos os votos, vamos iniciar a produção dos conteúdos, inclusive com material de apoio através de ebooks.

Agora é com você! Participe :)

O fim de uma era com o encerramento do Intel XDK

Tela-Intel-XDK

A primeira versão do XDK foi feita pela APPMobi e rodava diretamente no navegador, sem necessitar de donwloas ou instalações.

Com o tempo o APPMobi XDK foi evoluindo e chamou a atenção da Intel, que adquiriu os direitos da ferramenta e a rebatizou como Intel XDK.

Desde o inicio a ferramenta pareceu promissora e os Devs brasileiros foram os maiores apoiadores, deixando o país em primeiro lugar na quantidade de downloads efetuados.

Infelizmente a Intel mudou seus planos estratégicos para o mercado móvel e abandonou seus principais planos para esta área, inclusive deixando de produzir microprocessadores para smartphones e tablets.

Com esta nova visão, o XDK virou um peso morto e aos poucos foi perdendo sua importância dentro da empresa, até que foi descontinuado oficialmente.

Uma história curta e que merece ser lembranda com carinho, mas temos que continuar trabalhado e por isso devemos encontrar e adotar novas soluções.

Você não deve ficar triste, mas feliz, por ter experimentado uma IDE que conseguiu em pouco tempo de vida revolucionar o desenvolvimento híbrido.

Descanse em paz Intel XDK. Nós nos lembraremos para sempre de você!

Hospedagem suas Aplicações por $5 na Digital Ocean e GANHE $10 em créditos na hora!

A Digital Ocean é uma empresa mundialmente reconhecida pela qualidade de seus serviços e possui servidores privados de alta performance e qualidade profissional por valores extremamente baixos se comparados ao seus principais concorrentes, como a Amazon.

Criando sua conta na DO através deste link você ganha na hora $10 para testar os serviços da empresa e também conseguir fazer tudo que mostramos em nossos vídeos em tempo real e sem gastar nada.

As VPS da DO são recomendadas ainda para a hospedagem de Sites de Conteúdo, Blogs, Aplicações Web e Redes Sociais, pois é possível configurar os servidores com todos os recursos que você ou seu projeto necessitam. É uma verdadeira maravilha!

Clique aqui e ganhe na hora $10 para poder testar melhor a VPS e os serviços da Digital Ocean. Aproveite!

Autor

Reinaldo Silotto

Community Manager GDG-Bauru, integrante do programa Intel Innovators e ganhador de 3 prêmios iBest com o site Emulando. Mantenedor e Founder do TekZoom. Community Manager no iMasters.

Brasil - São Paulo https://tekzoom.com.br Reinaldo Silotto Reinaldo Silotto

Mais conteúdos para você

Comentários