JivoChat
Antenado

Inteligência Artificial: desafio #10yearschallenge e sua relação com o treinamento de reconhecimento facial

Inteligência Artificial: desafio #10yearschallenge e sua relação com o treinamento de reconhecimento facial

Na última semana o desafio dos 10 anos ou #10yearschallenge foi um dos assuntos mais postados e comentados nas redes sociais.

Em um artigo publicado na revista de tecnologia Wired, a especialista em estratégias digitais Kate O'Neill pressupõe alguns cenários sobre como as empresas de tecnologia estão se aproveitando desta brincadeira para treinamento de algoritmos de reconhecimento facial.

De acordo com Diego Nogare, Chief Data Officer da Lambda3, lidamos diariamente com reconhecimento facial, por exemplo, em um recurso empregado em smartphones para desbloquear a tela inicial do aparelho. "Por trás desta 'mágica', está um processo complexo, que permite ao algoritmo de Inteligência Artificial encontrar os diversos pontos do rosto, como olhos, nariz, sobrancelhas, boca, orelhas", explica.

No caso do #10yearschallenge, as fotos postadas pelos milhares de utilizadores de redes sociais formam um banco de dados enorme e gratuito para estudos. Com essa projeção de 10 anos e a geolocalização das imagens que as pessoas postam no desafio, é possível reconhecer padrões de como as pessoas envelhecem em diferentes cidades do mundo.

"É importante destacar que o avanço deste tipo de tecnologia traz benefícios à sociedade como um todo, não apenas à comunidade tecnológica e/ou grandes companhias", destaca Nogare. Muitos pontos de segurança podem se beneficiar com esta ferramenta. Na Índia, por exemplo, uma plataforma desenvolvida pela Microsoft para esta finalidade foi usada em fase de testes pela polícia de Nova Delhi e ajudou a localizar e resgatar 3 mil crianças desaparecidas em apenas quatro dias. O registro fotográfico destas crianças estava desatualizado, porque as fotos que os pais tinham eram de quando a criança ainda não havia sumido.

Mas como isso funciona? Já pensou como ensinar ao computador o que é um olho direito? Para isso, os algoritmos utilizam milhares de imagens de olhos direitos para encontrar os padrões e criar o modelo. Quando um novo rosto chegar, ele vai procurar dentro dessa imagem, pixel a pixel, o que se parece com o padrão que encontrou no modelo que aprendeu o que é olho direito. Estenda esse processo para as outras regiões que possuímos, e assim, você terá um modelo complexo que fará o reconhecimento de diversas partes menores.

A partir destas características encontradas em um rosto, é possível aplicar cálculos matemáticos que farão comparação entre os pontos que já estão armazenados em uma gigantesca base de dados e a sua nova foto sem a marcação. Ao olhar a foto e confirmar que realmente acertou, você, como usuário, fica feliz com a lembrança e o algoritmo por trás recebe um feedback dizendo que o padrão que ele utilizou para reconhecer a pessoa está funcionando bem. Caso erros aconteçam e as pessoas não se marquem nas fotos que são apresentadas a elas, o algoritmo recebe feedback negativo. Com isso a inteligência artificial consegue retroalimentar sua base de conhecimento e cada vez mais, melhorar as marcações de pessoas.

Por fim, vale ressaltar que este processo todo tem uma ligação com a Lei Geral de Proteção de Dados (lei federal nº 13.709/2018), uma vez que a sua foto entra como um dado pessoal. Um dos primeiros artigos da legislação cobre a questão de autorização de seu dado para um determinado processamento. E se não estiver de acordo com o uso do dado para este propósito, deve solicitar isso ao controlador. Lembrando que se o Facebook ou qualquer outra empresa realmente for utilizar as fotos que estiverem na plataforma, é obrigatório informar a você de forma clara quais são os propósitos do processamento e necessário sua autorização formal para isso.

Sobre a Lambda3

A Lambda3 é uma empresa de tecnologia e inovação, que entrega soluções customizadas de ponta a ponta em desenvolvimento de software da ideia a tomada de decisão inteligente, focando em acelerar resultados. A especialidade abrange todo o ciclo de desenvolvimento e engenharia de software, cobrindo aspectos como gestão, análise e arquitetura, utilizando práticas reconhecidas pelo mercado e garantindo mais qualidade e flexibilidade em todos os serviços. Com experiência comprovada no mercado, os profissionais são reconhecidos no Brasil e no exterior, por sua excelência técnica, além de atuarem ativamente na comunidade como palestrantes nos principais eventos de tecnologia do país com o objetivo de impactar positivamente o mercado de tecnologia, viabilizando seu potencial transformador.

www.lambda3.com.br


Umbler - Cloud Hosting para agências e devs

umbler-screenshot-app-home-1

A Umbler é a nova casa do TekZoom e estamos migrando todos nossos projetos web para esta empresa de q´whospedagem cloud brasileira.

O mais interessante na Umbler é o seu painel, que facilita a configuração da hospedagem Cloud para projetos PHP e NodeJS, além da instalação automatizada do WordPress, Joomla, Drupal e OpenCart.

Ah! Vale lembrar que clicando no Link do TekZoom você ganha R$25,00 para testar os serviços Cloud de hospedagem. Bem legal, hein?

Não esqueça que o Laravel, framework PHP, também pode ser configurado automagicamente através do painel principal de Cloud Hosting da Umbler.

Não perca em breve nosso vídeo demonstrando como utilizar os serviços desta nova hospedagem Cloud para Desenvolvedores e Agências.

0 Comments 0 Comments
0 Comments 0 Comments