Siga o TekZoom

Pix: Conheça os Detalhes dessa Novidade e Aprenda a se Proteger na Hora de Fazer o Cadastro

Segurança

Pix: Conheça os Detalhes dessa Novidade e Aprenda a se Proteger na Hora de Fazer o Cadastro

Você já ouviu falar no Pix? Acesse o blog e conheça todos os detalhes dessa novidade e aprenda a se proteger de golpes na hora de fazer seu cadastro. Confira!

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Tekzoom.

Homem falando ao telefone e usando computador

O Pix é um sistema de transferências monetárias instantâneas que chegou recentemente no Brasil para substituir o TED e o DOC. Aprovada pelo Banco Central, a novidade começa a funcionar em novembro e conta com uma rede moderna que funciona 24h por dia, abrangendo as principais instituições financeiras.

Contudo, mesmo antes de estrear no país, o Pix já vem sendo utilizado para aplicar golpes em internautas desavisados, coletando informações pessoais como senhas bancárias, números de CPF e celular.

Pensando nisso, preparamos este post sobre como funciona o cadastro Pix e como se proteger de golpes e fraudes. Continue lendo para saber tudo sobre o assunto!

Como Funciona o Pix?

A grande novidade do Pix é poder fazer transferências sem precisar compartilhar dados bancários, como número de conta e agência, enviando apenas as chaves de identificação. Essas chaves podem ser números de CPF, CNPJ, número do telefone celular ou até mesmo o endereço de e-mail.

Com essas informações o usuário poderá fazer transações a qualquer momento do dia, sem limite de horários e entre instituições financeiras diferentes com um custo baixo, tornando o processo de envio e recebimento pagamentos mais fácil e seguro.

Para fazer o cadastro, o Pix não exige que seja feito nenhum download de aplicativo específico, já que as instituições financeiras são responsáveis por disponibilizar esta opção em seus próprios apps.

Criptomoedas

Quais São os Perigos na Hora de Fazer o Cadastro no Pix?

Os criminosos estão se aproveitando do momento atual, em que as instituições estão oferecendo o serviço aos clientes e fazendo o pré-cadastro.

Usando phishing eles enviam mensagens e e-mails falsos em nome das instituições pedindo para que o usuário acesse uma página através de um link e forneça seus dados para realizar o cadastro.

Desta forma, os criminosos redirecionam o cliente para uma falsa página de registro e roubam os dados inseridos.

Além disso, invasores podem interceptar transações em QR Code ou criar versões falsas para enganar usuários na hora de realizar seus pagamentos.

Como se Proteger das Fraudes?

Uma das principais formas de evitar esses tipos de golpes é estar sempre atento aos detalhes. Quando receber um e-mail sobre o Pix, verifique se o remetente é a própria instituição bancária e não abra links de remetentes desconhecidos

Outra dica para reforçar a sua segurança é utilizar uma boa proteção antimalware na hora de navegar na internet, evitando cair em golpes como phishing e outras ameaças.

Gostou do post? Como você se protege na hora de fazer seu cadastro no Pix? Compartilhe nos comentários!

Imagens: Unsplash (Austin Distel) | Unsplash (Stanislaw Zarychta).

Continue Reading
Patrocinadores
Olha isso Teker...

Tem mais Segurança

Patrocinadores

Facebook

Trending

Patrocinadores
Subir