Desenvolvedora trans da DBServer debate gênero e empoderamento feminino na TI durante a Campus Party

Atuando em Tecnologia da Informação (TI) desde os anos 1990, Evelyn Mendes é GDE (Google Developer Expert em Firebase) e desenvolvedora de sistemas na DBServer.

Mulher trans, Evelyn venceu barreiras do preconceito, contrariou diversas estatísticas sobre pessoas que passam por transição de gênero e garantiu o seu lugar onde sempre quis estar, na TI. Nesta semana, Evelyn apresenta na Campus Party, em São Paulo, sua experiência na área e na vida, participando de palestras e rodas de conversas sobre gênero e empoderamento feminino na Tecnologia, um ambiente ainda predominantemente masculino, além de ministrar workshops sobre Firebase.

Evelyn Mendes (foto) foi a primeira transexual no Rio Grande do Sul a ter retificado o seu registro civil em cartório, sem precisar entrar com um processo judicial. Há cerca de três anos, a desenvolvedora participa de eventos como Django Girls e Rail Girls, realizados em diversas cidades brasileiras, onde ensina mulheres a programarem, construírem seus próprios sites e obterem mais independência em ambientes de TI.

A DBServer é uma empresa de 500 pessoas dedicada a desenhar e construir a transformação digital de empresas de grande porte. Em 26 anos de atuação nacional e internacional, a empresa naturalmente evoluiu de uma desenvolvedora de software para uma criadora de soluções, nas quais os clientes se apoiam para seus processos de crescimento e inovação.

Abaixo, a agenda de Evelyn na Campus Party:

Quarta-feira, 13/02:

Workshop: Firebase Work Jam (Codamos)
No programa, o que é o Firebase, principais recursos para criar um projeto Hosting + Cloud Functions e conectar base de dado; CRUD base de dados, capturar eventos da base de dados nas Cloud Functions.
Horário: 16h45

Desenvolver é Empoderar (Pyladies)
Um bate papo sobre como aprender a desenvolver contribui para o empoderamento feminino, melhora a autoestima e ajuda mulheres, LGBTs e outras minorias a lutarem contra o machismo e a masculinidade tóxica nos ambientes da TI.
Diversidade, mulheres na TI, minorias na TI, LGBT
Horário: das 17h15 às 18h45

Quinta-feira, 14/02:

Tecnologia e Gênero (Prefeitura de SP – Wifi Livre)
Debate com o pessoal da Prefeitura de SP sobre questões de gênero na TI.
Diversidade, mulheres na TI.
Horário: 14h30 às 16 horas

PyLadies e Django Girls – Ajudando a tornar a comunidade Python mais diversa e mais inclusiva
Nessa roda de conversa, integrantes do PyLadies Brasil, que comemora cinco anos de existência no país, explicam como tornar a comunidade mais diversa e inclusiva, e de que maneira é possível dar apoio às participantes para que elas se sintam seguras, acolhidas e capazes de fazerem parte da comunidade Python.

Com Letícia Silva e Evelyn Mendes

Horário: 22 às 23h45

Sexta-feira, 15/02:

Workshop: Firebase Work Jam (PyLadies)
Como o Firebase está implementando Python como uma das linguagens nas Cloud Functions. Uma ampla apresentação que será muito proveitosa para todas as PyLadies terem um maior conhecimento sobre a plataforma, que tem muito potencial para o desenvolvimento de uma grande variedade de aplicações.
Desenvolvimento, cloud, javascript, python, NoSql.
Horário: das 17h30 às 18h45

Palestra: Firebase, um backend que te levará às nuvens
Conhecendo melhor o Firebase, uma plataforma que fornece vários produtos focados em produtividade e performance que irá mudar a forma como se desenvolve para web e mobile, além de entender como a plataforma pode ajudar nos negócios, conquistar mais clientes e crescer.
Horário: das 19 horas às 20 horas


Umbler - Cloud Hosting para agências e devs



A Umbler é a nova casa do TekZoom e estamos migrando todos nossos projetos web para esta empresa de hospedagem cloud brasileira.

O mais interessante na Umbler é o seu painel, que facilita a configuração da hospedagem Cloud para projetos PHP e NodeJS, além da instalação automatizada do WordPress, Joomla, Drupal e OpenCart.

Ah! Vale lembrar que clicando no Link do TekZoom você ganha R$25,00 para testar os serviços Cloud de hospedagem. Bem legal, hein?

Não esqueça que o Laravel, framework PHP, também pode ser configurado automagicamente através do painel principal de Cloud Hosting da Umbler.

Não perca em breve nosso vídeo demonstrando como utilizar os serviços desta nova hospedagem Cloud para Desenvolvedores e Agências.