Agora, toda sexta-feria é dia de falarmos sobre Back-end e nada melhor que iniciar esta conversar entendo o que exatamente significa Server-Side e Client-Side

Neste vídeo falo sobre as diferenças entre desenvolvimento Back-end e Front-end, além de exemplificar as diferenças entre estes dois conceitos.

O importante é entender como o seu programa irá ser processado e quais as linguagens e tecnologias disponíveis para cada um dos métodos de processamento.

O que é Server-Side?

Server-side, ou simplesmente Back-end, é quando todo o processamento do programa é realizado pelo servidor.

Linguagens como PHP, C# e Python, são utilizadas em desenvolvimento back-end, onde possuem servidores próprios para interpretarem seus códigos e devolverem os resultados esperados e programados pelo desenvolvedor.

O que é Client-Side?

Client-Side, ou simplesmente Front-end. é quando todo o processamento do programa e realizado pelo navegador.

O JavaScript é uma linguagem front-end, pois necessita do browser para processar o código criado pelo programador.

Conceitos podem mudar :)

As explicações deste texto são simples para que qualquer profissional iniciante ou estudante de programação consiga entender.

O mais importante é compreender como funcionam as linguagens de programação back-end e front-end. Elas possuem suas particularidades e cada uma delas podem ser trabalhadas de forma diferente, para que o resultado final seja o melhor possível.

Nunca deixe de estudar e conhecer novas formas de desenvolver seus projetos. É possível que a linguagem ou tecnologia que esteja na moda hoje não seja a melhor solução para os seus problemas.

Nunca caia no hype de algo novo só por ser novo. Tente sempre entender como seu projeto pode se beneficiar com novos recursos. Muitas vezes o feijão com arroz básico é a melhor forma de entregar um produto de qualidade e que realmente funcione para o usuário.