Conheça cinco formas de usar a impressão 3D

De personalização de computadores até reprodução de órgãos humanos, as impressoras 3D são uma tendência mundial

As impressoras 3D tornaram-se uma tendência de tecnologia nos últimos anos. Segundo o relatório O Futuro do Trabalho 2018, do Fórum Econômico Mundial, 49% das empresas brasileiras, de áreas diferentes, pretendem investir na impressão 3D até 2022.

As máquinas têm se tornado mais acessíveis, com mais fabricantes e modelos diferentes, e as utilidades dadas a elas também se multiplicaram. Pensando nisso, a Crucial, marca global da Micron Technology e produtora de memórias compatíveis, lista cinco maneiras de utilizar as impressoras 3D.

Saúde

Vasos sanguíneos e próteses ortopédicas são algumas das utilidades das impressoras 3D para a área da saúde. O que parecia ficção científica se tornou realidade e pode ajudar a salvar vidas.

A novidade já é tão palpável que, na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, uma equipe de cientistas começou a produzir vasos e artérias por meio dessa tecnologia. A bioimpressão ainda encontra dificuldades, como a falta da elasticidade necessária para reproduzir exatamente o material biológico, mas os resultados das pesquisas são promissores.

Engenharia

Para os engenheiros, o uso mais conhecido das impressoras 3D tem sido a impressão de protótipos de todos os tipos.

Na área de engenharia de produtos imprimem-se até modelos de celulares. É possível desenvolver protótipos baratos e testar funções básicas, como avaliar a posição de botões e conforto do aparelho nas mãos. Além disso, esta tecnologia possibilita recriar itens que foram descontinuados, mas ainda precisam ser utilizados para consertar aparelhos mais antigos.

Outra engenharia que se beneficia muito das impressões 3D é a civil. As maquetes de grandes empreendimentos são trabalhosas e possuem alto custo. No entanto, o advento da impressora 3D facilita na reprodução destas miniaturas, de forma rápida e precisa.

Educação

Já imaginou aprender biologia com um modelo fiel em 3D de um coração? Ou entender sobre montanhas e solo de rios na aula de geografia com modelos topográficos que reproduzem a realidade de um terreno?

Com as impressoras 3D, é possível desenvolver itens para auxiliar no aprendizado, que antes só poderiam ser vistos na lousa, em livros ou na tela. É possível produzir modelos mais realistas de esqueletos, além de mapas, reproduções da galáxia e do sistema solar e outros objetos interessantes que prendem a atenção dos alunos.

Moda e Design

Estilistas e designers podem usar toda a sua criatividade e desenvolver peças de diferentes texturas e materiais com as impressoras 3D. É possível criar não somente peças de roupas inteiras, como também objetos de decoração como cadeiras e vasos personalizados.

A impressão permite que criem itens que antes seriam considerados impossíveis. Além disso, estes profissionais podem testar novos materiais e ideias, que antes só eram possíveis na tela do computador.

PC Building

À medida que se torna mais fácil compartilhar ideias e informações sobre a criação de computadores personalizados por meio de grupos do Facebook, fóruns ou Reddit, mais pessoas têm o poder de utilizar sua criatividade.

A tecnologia de impressão 3D pode ajudar os geeks nesse processo, ao deixar as CPUs de seus computadores muito mais coloridas e chamativas. Cada vez mais, os gamers usam estes equipamentos para personalizar peças com seus nomes ou dos times de e-sports para os quais torcem ou são parte.

Essa tecnologia permite ao usuário criar e explorar novas possibilidades, e até mesmo personalizar e configurar a iluminação de um DRAM RGB, ou imprimir adaptadores que faltam para a instalação de um SSD.

"As impressoras 3D, não muito tempo atrás, pareciam uma fantasia de ficção científica. Hoje, no entanto, são uma tecnologia cada vez mais importante e que pode ser usada tanto por engenheiros e educadores como por PC builders. A busca pela personalização é uma tendência da sociedade, e as impressoras podem ter um grande papel nesse sentido", diz Benjamin Lzicar, analista técnico da Crucial.

Sobre a Crucial

A Crucial é uma marca global da Micron Technology, Inc. Os SSDs (solid-state drive) da Crucial e memórias DRAM são compatíveis com mais de 100.000 computadores, laptops, estações de trabalho e servidores novos e antigos. Disponíveis mundialmente nos principais varejistas físicos e online, revendedores comerciais e integradores de sistemas, os produtos Crucial melhoram a performance de sistemas e a produtividade do usuário. Acesse: br.crucial.com/

Sobre a Micron

A Micron Technology é uma das líderes globais em soluções inovadoras de memórias. Por meio das marcas globais – Micron, Crucial®, Lexar® e Ballistix® - e um amplo portfólio com tecnologias de alta performance, incluindo memórias DRAM, NAND, NOR, Flash e 3D XPoint™, a empresa está transformando a forma como o mundo utiliza a informação. Com 40 anos de liderança em tecnologia, as soluções de memória da Micron suportam as aplicações mais inovadoras, incluindo inteligência artificial, aprendizado de máquina e veículos autônomos, em segmentos-chave do mercado, como data center, redes, automotivo, industrial, móvel, gráfico e cliente. As ações da Micron são comercializadas na bolsa Nasdaq, com o símbolo MU. Para saber mais sobre a Micron Technology, Inc., acesse micron.com

©2019 Micron Technology, Inc. Todos os direitos reservados. Informações, produtos, ou especificações estão sujeitas a mudança sem aviso prévio. A Ballistix ou a Micron Technology, Inc. não são responsáveis por omissões ou erros em tipografia ou fotografia. Micron, o Micron logo, Ballistix e a Ballistix logo são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas da Micron Technology, Inc. Todas as marcas comerciais são propriedades dos respectivos donos.


Hostgator – Hospedagem Compartilhada Profissional

Na Hostgator você encontra planos e serviços para hospedar o seu projeto Web de forma profissional e com suporte local, em português, para tirar todas as suas dúvidas.

Todos os conteúdos do TekZoom podem ser hospedados na Hostgator em seus planos compartilhados ou em servidores Dedicados ou até mesmo em VPSs com recursos personalizados.

Os planos de hospedagem partem de R$7,19 e qualquer pessoa pode ter o seu projeto Web online publicado em minutos. Aproveite, tem PROMOÇÃO NO AR COM 50% DE DESCONTO.

Você também pode hospedar seu site WordPress na Hostagor. Planos a partir de R$9,90 mensais!

Clique aqui para saber mais e assinar um dos planos disponíveis na Hostgator. Pode assinar tranquilo, o TekZoom recomenda.