Como garantir a segurança de celulares, notebooks e tablets?

ESET dá dicas de como proteger dados nos três equipamentos.

Com os recentes casos de aplicativos falsos que instalam malwares, roubo de dados por links de WhatsApp e falhas de segurança em aparelhos, a segurança da informação tem se tornado uma grande preocupação. Nesse cenário, como certificar-se que notebooks, celulares e tablets estão seguros? A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, selecionou algumas dicas valiosas para proteger cada aparelho.

Celulares e tablets: como estamos sempre com estes equipamentos, furtos e roubos são comuns. Para evitar transtornos, a ESET recomenda proteger o aparelho com senhas, tanto de desbloqueio quando em aplicativos específicos. Muitos dos serviços e aplicativos possuem camadas adicionais de segurança, como o duplo fator de autenticação. Com sua ativação, é possível prevenir que contas sejam usadas em caso de roubo ou furto com o aparelho desbloqueado.

Por conta do tamanho das telas, é importante tomar cuidado ao utilizar estes dispositivos em público, uma vez que é possível que alguém veja o que está sendo feito. Por isso, a dica é deixar o brilho da tela baixo ou aplicar uma película protetora, dificultando quem está ao redor de ver a atividade sendo realizada.

Tanto o Android quanto o iOS permitem o bloqueio ou limpeza remota do dispositivo para restaurá-lo ao estado de fábrica. Além disso, é possível instalar uma solução de segurança que permita ver a localização do equipamento roubado ou tirar fotos do criminoso com a câmera.

Adicionalmente, evite fazer o root ou jailbreaking do dispositivo, ou seja, utilizar as configurações de administrador de sistema, pois essa prática pode ser prejudicial à segurança de seu dispositivo. E tenha cuidado com malwares em lojas oficiais, muitos aplicativos falsos se passam por reais, aproveitando-se da confiança dos usuários nesse ambiente.

Notebook: além de ter senhas fortes, a recomendação é sempre possuir um duplo fator de autenticação. Trata-se simplesmente da adição de mais uma etapa para a confirmação da identidade ao tentar fazer o login ou executar alguma ação. Dessa forma, caso uma senha seja descoberta, quem tentar acessar uma conta pessoal encontrará mais uma camada de proteção.

O ideal seria manter o aparelho em ambientes seguros, com menos chances de roubo ou furto. Mas como isso nem sempre é possível, é aconselhável então não o conectar em redes wi-fi desconhecidas. Ao utilizar internet fora de casa, é interessante o uso de um serviço de VPN, que são redes que restringem o acesso a quem não está autorizado e previnem a interceptação das informações por cibercriminosos.

Além dos já mencionados, existem outros cuidados que podem garantir a segurança nos três tipos de dispositivos, como sempre ficar atento para evitar furtos, ter sempre um antivírus confiável e atualizado, tomar cuidado com links e apps de fontes desconhecidas, atualizar o sistema operacional e os aplicativos, fazer backup, utilizar duplo fator de autenticação sempre que possível e ter senhas fortes, tanto nos documentos como no desbloqueio dos equipamentos. Caso seja necessário se conectar em redes públicas, o ideal é não acessar contas bancárias ou efetuar pagamentos online.

“O uso correto das medidas de proteção em um aparelho é o que define a segurança que ele terá. O que podemos garantir é que colocando as medidas de proteção em primeiro lugar, é possível aproveitar ao máximo todos os benefícios que cada dispositivo pode trazer”, conclui Camillo Di Jorge, country manager da ESET Brasil.

Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a usar tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e aos consumidores em todo o mundo um equilíbrio perfeito de desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e tem escritórios em Bratislava, São Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, visite http://www.eset.com.br/ ou nos siga no LinkedIn, Facebook e Twitter.

Desde 2004, a ESET opera na América Latina, onde conta com uma equipe de profissionais capacitados a responder às demandas do mercado local de forma rápida e eficiente, a partir de um Laboratório de Pesquisa focado na investigação e descoberta proativa de várias ameaças virtuais.

Copyright © 1992–2017 ESET. Todos os direitos reservados. ESET e NOD32 são marcas registradas da ESET. Outros nomes são marca registrada de suas respectivas empresas.


Umbler - Cloud Hosting para agências e devs



A Umbler é a nova casa do TekZoom e estamos migrando todos nossos projetos web para esta empresa de hospedagem cloud brasileira.

O mais interessante na Umbler é o seu painel, que facilita a configuração da hospedagem Cloud para projetos PHP e NodeJS, além da instalação automatizada do WordPress, Joomla, Drupal e OpenCart.

Ah! Vale lembrar que clicando no Link do TekZoom você ganha R$25,00 para testar os serviços Cloud de hospedagem. Bem legal, hein?

Não esqueça que o Laravel, framework PHP, também pode ser configurado automagicamente através do painel principal de Cloud Hosting da Umbler.

Não perca em breve nosso vídeo demonstrando como utilizar os serviços desta nova hospedagem Cloud para Desenvolvedores e Agências.