MacBook
Aplicativos

Como aumentar a velocidade do seu MAC?

É comum que com o passar do tempo a velocidade do MAC, computador da Apple, seja afetada e comece a apresentar problemas e lentidão. Porém, embora isso mereça atenção, não é motivo para desespero.

Isso, pois, existem algumas técnicas que podem melhorar a velocidade do seu computador e garantir seu funcionamento pleno por mais alguns anos! Abaixo, confira quais são elas e como colocá-las em prática.

Velocidade do MAC com problemas: Como resolver?

O preço do MAC é bastante alto, isso é algo inegável. Esse, aliás, é o principal motivo de preocupação quando o seu desempenho começa a apresentar problemas.

Afinal, ao pagar um valor alto o que se espera é, minimamente, uma longa vida-útil do aparelho, não é mesmo? Pois as nossas dicas que estão presentes abaixo se dedicam justamente a isso: garantir que seu MAC continue apresentando bom desempenho.

Continue lendo para conhecer algumas soluções práticas e garanta, com elas, o uso do seu MAC sem problemas de velocidade e desempenho.

Atualize o software

Em primeiro lugar, o seu computador pode estar apresentando problemas na velocidade do MAC por estar desatualizado.

Então, confira se esse é o caso. Para tanto, siga esse passo a passo:

  • Primeiramente, clique no ícone da Apple no canto superior esquerdo da tela;
  • Então, selecione a função “App Store”;
  • Logo em seguida, clique em “Atualizações”, na parte esquerda da tela;
  • Caso haja atualizações disponíveis, então, clique em “Atualizar tudo”.

Assim, o sistema do seu computador será atualizado, o que tende a melhorar a velocidade do MAC. Afinal, as atualizações se destinam à melhoria do desempenho e ao aumento da segurança do dispositivo.

Use a função otimizar

O próprio MAC possui uma função que pretende liberar espaço do seu computador para melhorar o desempenho dele. Ela se chama Optimize Storage. Veja como usar:

  • Novamente, clique no ícone da Apple no canto superior esquerdo da tela;
  • Após, selecione “Sobre este MAC” > “Armazenamento” > “Gerenciar”;
  • Ali estarão várias opções, dentre elas a de “Otimizar armazenamento”. Escolha-a para deletar vídeos já assistidos, arquivos repetidos e outros.

Use um antivírus

Uma dica que pode parecer básica, mas que muitas vezes é completamente ignorada, é o uso de um antivírus.

Você precisa de um antivírus para o seu MAC, assim como qualquer outro computador necessita desse tipo de ferramenta. A lentidão do seu computador pode decorrer de aplicativos maldosos que estão impedindo o bom funcionamento dele.

Desative alguns dos aplicativos de inicialização

Muitas vezes a velocidade do MAC para ligar está prejudicada pelo exagero no número de aplicativos de inicialização no seu sistema. Em outras palavras, programas que estão configurados para abrirem assim que se liga o computador.

Veja como desabilitar alguns deles para otimizar o funcionamento e desempenho do seu computador Apple, então:

  • Clique no ícone da Apple e, após, em “Preferências do Sistema”, que estará ao lado esquerdo da tela;
  • Selecione, então, “Usuários e grupos” > “Itens de login”;
  • Nesse momento o sistema disponibilizará na tela todos os aplicativos que são iniciados assim que você liga o computador e que, portanto, podem ser o motivo da baixa velocidade do MAC ao inicializar.
  • Veja quais são os aplicativos e os analise quanto à necessidade de eles sempre estarem abertos. Aqueles que não justificam inicialização automática podem desativá-la. Basta clicar sobre ele, na lista, e após no sinal de menos, na parte inferior da tela.

Libere espaço no disco rígido para melhorar velocidade do MAC

Outra dica que costuma dar muito resultado na melhoria da velocidade do seu computador Apple é a liberação de espaço no disco rígido.

Em outras palavras, livrar-se de alguns arquivos. Para isso, você pode excluí-los ou garantir uma cópia em um HD externo ou nuvem do sistema.

Faça isso, aliás, sempre que o seu disco rígido estiver com menos de 10 GB de espaço restante. Esses níveis costumam comprometer a velocidade do MAC por causa da memória virtual.

Quanto à limpeza, não se esqueça de excluir aqueles programas que você não utiliza mais. Afinal, eles estão consumindo o desempenho do MAC sem necessidade.

Mas não basta excluir os programas sem uso ou importância. Também, é necessário livrar-se dos documentos e informações de configurações que se relacionam com ele. A melhor forma de fazê-lo, assim, é com o auxílio do aplicativo AppCleaner.

Com ele basta arrastar os ícones para exclusão e ele se encarrega de deletar os arquivos adjacentes.

Desligue ou reinicie seu computador com mais frequência

Se você é daqueles que não desliga ou reinicia seu computador com freqüência por utilizá-lo todos os dias, pense seriamente em mudar de postura.

Existem algumas ferramentas que a velocidade do MAC utiliza para sua manutenção e elas são executadas, geralmente, durante o processo de ligar ou desligar. Por isso, lembre-se de dar um descanso ao seu computador, mesmo que por poucos minutos.

Como aumentar a velocidade do seu MAC?
To Top