COMO ATRAIR TALENTOS DA GERAÇÃO Z?

Gustavo Leme, CEO da Estudante Herói, startup que imprime gratuitamente para universitários, fala sobre o mercado de trabalho para as novas gerações de profissionais que estão sendo formados

Os jovens universitários, atualmente, são pertencentes à Geração Z, que engloba os nascidos entre 1990 e 2010, sendo que, pelos próximos oito anos, pelo menos, ainda será esse grupo a ocupar a maioria das vagas nas empresas. No Brasil, atualmente, existem cerca de 24 milhões de pessoas com idades entre 18 e 24 anos, o equivalente a 15% do público maior de idade, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por isso, o mercado de trabalho já precisa começar a se preocupar em atrair e reter talentos dessa faixa etária, que veio ao mundo inserida em um contexto tecnológico já desenvolvido. Segundo estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), esses jovens, em grande parte universitários, possuem visões bem distintas de seus familiares em relação ao mercado de trabalho.

Eles buscam, em 42% dos casos, um emprego do qual gostem, e depois, 39%, conseguir equilibrar vida pessoal e trabalho, como sinônimo de sucesso profissional. Em último lugar, com 31% das respostas, eles disseram se importar com "ganhar bem". O estudo revela, ainda, que para a Geração Z, a felicidade na vida adulta consiste em uma combinação de segurança, estabilidade emocional e realização profissional. E que eles estão dispostos a adiar planos de casamento e filhos, por exemplo, se necessário, para atingir esses três pilares.

Por ser uma geração com habilidade multitarefa, esses jovens costumam se relacionar com o trabalho de forma muito diferente das anteriores, primeiramente porque possuem habilidades digitais avançadas e gostam de trabalhar em áreas tecnológicas, que estimulem a criatividade. Depois, porque têm a tendência de migrar muito de emprego, necessitando de engajamento contínuo, dinamismo, interatividade e multidisciplinaridade para desenvolverem suas características criativas e curiosas.

Outro ponto primordial para essa geração, é a forma como lidam com diversidade étnico-raciais, culturais, estilo, gênero e identidade coletiva. Para eles, a empresa em que atuam precisa respeitar e valorizar esses conceitos. É recorrente vermos ações em redes sociais contra marcas que, de alguma forma, vão contra esses valores.

A flexibilidade de horários é outro ponto alto para esse grupo, que muitas vezes procuram por uma função que possa ser desenvolvida até em home-office. Também não sabem enxergar e lidar com hierarquias quanto as gerações passadas, por isso, empresas que compreenderem as peculiaridades deste novo grupo profissional e estiverem dispostas a se adaptarem a essas mudanças, sairão na frente de suas concorrentes.

Para conseguir não só atrair, mas reter um talento da Geração Z, a empresa precisa trabalhar o conceito de "Employer Branding", ou "Marca Empregadora", ainda cedo, enquanto estão nas Universidades, conhecendo sobre o possível ramo que irão atuar. As empresas podem atingi-los mostrando como são ligadas às questões socioeconômicas e ambientais, como fazem ações culturais para o público interno, como são flexíveis, tecnológicas, pouco hierárquicas etc. Isto é, de forma a chamar atenção dos próximos profissionais do mercado para que tenham desejo de pertencer ao time.

Engajamento é a palavra! Pois após atrair esses talentos, a marca precisa saber lidar com eles, incentivando-os com ações de endomarketing, criando um clima organizacional sempre agradável, ético e o menos hierárquico possível, além de horários e tarefas flexíveis, sempre abertos a mudanças que envolvam aprimoramentos tecnológicos. É imprescindível abrir espaço para que a vida pessoal do colaborador seja impactada positivamente pela profissional e vice-versa.

Ou seja, o segredo do sucesso é se adaptar às gerações para garantir vida próspera no mercado de trabalho.


Hostgator – Hospedagem Compartilhada Profissional

Na Hostgator você encontra planos e serviços para hospedar o seu projeto Web de forma profissional e com suporte local, em português, para tirar todas as suas dúvidas.

Todos os conteúdos do TekZoom podem ser hospedados na Hostgator em seus planos compartilhados ou em servidores Dedicados ou até mesmo em VPSs com recursos personalizados.

Os planos de hospedagem partem de R$7,19 e qualquer pessoa pode ter o seu projeto Web online publicado em minutos. Aproveite, tem PROMOÇÃO NO AR COM 50% DE DESCONTO.

Você também pode hospedar seu site WordPress na Hostagor. Planos a partir de R$9,90 mensais!

Clique aqui para saber mais e assinar um dos planos disponíveis na Hostgator. Pode assinar tranquilo, o TekZoom recomenda.