Black Friday 2019: O dia para encontrar e comprar produtos eletrônicos com desconto está chegando

Se você está pensando em trocar de computador, comprar um game novo ou uma TV 4K de 70 polegadas, pode começar a comemorar.

O dia mais esperado do ano, com promoções que prometem derrubar os preços a níveis incríveis, está chegando. E o TekZoom não deixaria de trazer algumas dicas importantes para os consumidores tecnológicos que visitam o site todos os dias.

A Black Friday no Brasil acontece todos os anos na quarta sexta-feira do mês de novembro e já é conhecida como o maior evento de e-commerce brasileiro, que atingiu a incrível marca de R$ 2.1 bilhões em vendas em 2017.

Neste ano o evento será realizado no dia 29 e promete ser um dos maiores, inclusive deixando para trás os números alcançados nos anos anteriores.

O mais legal é que a Black Friday é o melhor dia para encontrar promoções de produtos de tecnologia, como computadores e periféricos, além de consoles e jogos.

Muitas lojas online estão apostando na mobilidade e muitas promoções serão exclusivas para usuários de seus aplicativos Android e iOS, o que promete trazer descontos ainda mais interessantes.

Mas, deixando de lado a empolgação, é importante ficar atento aos preços dos produtos que você está guardando dinheiro para aproveitar o evento deste ano.

É importante sempre acompanhar o produto e seu valor atual, inclusive em várias lojas diferentes, pois só assim terá a certeza de estar fazendo o melhor negócio.

Agora chega de papo e vamos a algumas dicas bem legais de produtos que podem ser adquiridos na Black Friday 2019.

Monte o seu PC Gamer

Um dos maiores sonhos na atualidade de quem curte jogos é comprar um computador que rode tudo no máximo, na melhor qualidade possível.

Para que isso seja realidade é importante ficar atento a alguns detalhes, como o processador a ser escolhido, a melhor memória para ele, assim como a placa de vídeo.

Não adianta nada você investir todo o seu dinheiro na placa de vídeo mais potente do mercado, se comprar pouca memória ou até mesmo um processador defasado.

Atualmente o melhor custo-benefício são os processadores da linha Ryzen, da AMD. Esses processadores encontram-se na sua terceira geração e podem ser adquiridos por valores bem menores que os similares da Intel.

Outra dica é que, para jogar seu game preferido atualmente, é necessário utilizar no mínimo 8GB de memória RAM, além de um SSD para armazenar todos os arquivos.
Vale lembrar ainda que a placa de vídeo é o coração do PC Gamer, por isso prefira as da linha RTX da Nvidia, para alto desempenho e Ray Tracing. Agora, se você quer potência mas não pretende gastar muito, procure pelas placas RX da AMD, que mais uma vez, estão mais baratas que a concorrência.

Gosto mesmo é de Console!

Quer jogar os games exclusivos do PS4 ou do Xbox?  Aí não tem jeito, precisa comprar um desses consoles.

A Black Friday é conhecida por sempre trazer as melhores promoções de videogames, com o maior percentual de desconto comparado a outros produtos.

O PlayStation 4 é o console mais vendido desta geração e possui clássicos como Uncharted 4 e God of War, ambos títulos obrigatórios para quem deseja este videogame.

A Sony sempre lança bundles que contém o console, mais alguns dos seus jogos exclusivos.  Por isso, nessa época de promoções é importante ficar ligado nas lojas online, pois com certeza será possível comprar a sua tão sonhada máquina de games por um valor muito menor que o normal e, principalmente, com uma coleção de títulos que irão trazer diversão por um bom tempo.

Do lado verde da força, encontra-se a família de consoles Xbox, com o Xbox One S e Xbox One X, ambos ótimos videogames que possuem recursos online elogiados há muito tempo.

As duas versões do console são compatíveis com todos os games já lançados para o Xbox One, mas com diferenças gráficas.

No caso do Xbox One X tudo é melhor, desde os gráficos até a performance do game, com taxas de quadro superiores ao seu irmão mais novo.

Mas isso não quer dizer muito coisa, pois games como Gears of War 4 e 5 rodam liso nas duas versões de videogame, inclusive com pouquíssima diferença visível a olho nu.

O mais importante aqui é aproveitar a Black Friday para encontrar o melhor preço e levar para casa o seu aparelho preferido, pois todos possuem ótimos jogos. Se tiver a oportunidade, compre logo dois, um de cada. :)

Gosto de jogar onde estiver

Quer curtir seus games no transporte público, no Uber ou até mesmo no avião? Ai não tem jeito, a melhor opção de videogame para você é o Nintendo Switch.

Desde que foi anunciado, o novo console da Big N faz sucesso e vende milhares de unidades todos as semanas. Mas, para nós brasileiros, só nos resta a importação, pois a empresa japonesa não comercializa seus produtos de forma oficial no Brasil já faz alguns anos.

Mesmo assim é possível encontrar lojas online que vendem o Nintendo Switch e seus jogos, mas tome sempre cuidado para comprar em locais de confiança.

Com este console é possível curtir títulos como Zelda Breath of the Wild e Mario Odyssey, além do já clássico Mario Kart 8 Deluxe.

Por se tratar de um produto importante, o videogame da Nintendo pode sofrer com a alta do dólar, mas na Black Friday será possível encontrar o console por valores mais baixos, o que já é sensacional.

Aqui mesmo no TekZoom nós temos um Switch que usamos sempre em nossas viagens.

Produtos digitais também valem

Essa aqui é para o jogadores! Nessa época de promoções e grandes descontos, é possível comprar jogos em suas versões digitais por preços realmente baixos.

Lojas como a Steam, Nuuvem e GOG, costumam dar descontos de mais de 90% em alguns títulos, mas nem sempre as promoções são liberadas de uma vez só, por isso é importante criar uma conta nestas plataformas e ficar ligado nas novidades que são liberadas durante o dia.

Em lojas online mais tradicionais também é possível adquirir produtos digitais, como Windows, Office e outros programas para escritório. Geralmente estas promoções são bem interessantes, pois conseguem descontos altos ou até mesmo aumentam o prazo de validade.

Para quem precisa atualizar seu pacote Office ou até mesmo regularizar seu Sistema Operacional, é no mínimo sensacional encontrar preços menores.

Black Friday é dia de Smartphone novo

Não tem como duvidar, 29 de novembro de 2019 será o dia que mais smartphones serão vendidos e comercializados no Brasil.

É difícil encontrar alguém atualmente que não sonhe em adquirir um novo dispositivo celular, até mesmo quem comprou há pouco tempo já pensa em trocar.

Neste ano, os mais procurados na Black Friday deverão ser o tops de linha da Samsung (Galaxy S10+ e Note 10+), Huawei (P30 Pro) e Xiaomi (Mi 9).

Todos estes smartphones são desejados pelos usuários Android, mas os aparelhos da Apple e do seu iOS também irão marcar presença com seus novos modelos, que serão lançados no início de novembro, que curiosamente é mês da Black Friday.  Por isso, não espere por grandes promoções, mas fique de olho nos iPhones da geração passada, pois com certeza os preços vão cair.

Correndo por fora, estão os dispositivos da Motorola (One Vision), LG (G8S Think), Positivo (Twist S520) e Quantum (Fly).

Outras marcas menos tradicionais no mundo dos smartphones também devem surgir com grandes descontos nas principais lojas online, como deve ser o caso dos aparelhos da Multilaser, que são bem mais baratos que todos os outros que já falamos aqui.

Cuidados com Black Friday 2019

Fora toda a euforia e promoções, é necessário tomar muito cuidado com promoções milagrosas, que apresentam produtos e valores muito fora da realidade.

Procure sempre realizar suas compras em lojas confiáveis, que já conhece ou foi recomendada por algum amigo.

Aqui no TekZoom sempre buscamos por ofertas em lojas que já compramos anteriormente.  Gostamos de acompanhar as promoções Ninjas do KaBuM!, que parece um tipo de game, pois os valores promocionais são vaĺidos por períodos curtos. É uma verdadeira aventura clicar antes de todo mundo para levar o produto pra casa.

E mesmo se algum conhecido recomendar um produto que esteja querendo muito e o preço está ótimo, faça pesquisas em outros locais, procure por detalhes da loja no Google e certifique-se que não exista nenhuma pegadinha, como produto fora da caixa original e sem nota fiscal. A alegria da compra pode virar uma tremenda dor de cabeça.

O Procon-SP reuniu uma série de dicas para ajudar os consumidores neste período de compras online, confira algumas delas abaixo:

  1. Evite sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular, sem e-mail corporativo;
  2. Jamais faça transações online em lan houses, cyber cafés, computadores ou redes públicas. As máquinas podem não estar adequadamente protegidas;
  3. Solicite que o prazo de entrega seja registrado na Nota Fiscal ou recebi. No Estado de São Paulo isso é lei (nº 13.747/2009) e obriga o fornecedor a oferecer a possibilidade de agendar a data e o período da entrega;
  4. Para compras realizadas online, pela Internet, o consumidor tem o prazo de setes dias para desistir da compra, sem precisar apresentar justificativa. O prazo começa a contar a partir da aquisição ou recebimento do produto.

Mesmo que estas dicas sejam ditas todos os anos, milhares de consumidores ainda caem em golpes online, por isso fique sempre atento e procure comprar apenas em locais que realmente são reconhecidos por entregarem os produtos ou terem um ótimo atendimento na pós-venda.

Agora é só aguardar dia 29 de novembro chegar para montar aquele PC Gamer, comprar um videogame novo ou trocar de smartphone. :)