Avanços tecnológicos abrem caminho para ensino a distância em cursos práticos
Antenado

Avanços tecnológicos abrem caminho para ensino a distância em cursos práticos

JivoChat

Parceria entre Unisinos e Canvas permite que cursos de Saúde e Engenharia, conhecidos pela alta carga horária prática, comecem a adotar parte de seu currículo a distância em formato híbrido de ensino

O ensino a distância cresce em uma velocidade exponencial em todo o país. De acordo com o Censo Escolar do MEC, a modalidade atingiu 27,3% nos cursos de graduação entre 2016 e 2017. Mas, por um bom tempo, esse fenômeno ficou restrito a cursos teóricos, como direito, administração e contabilidade. Agora, esta realidade está começando a mudar.

canvas

Cursos de caráter prático, como medicina e engenharia, estão finalmente disponíveis na modalidade híbrida com potencial de alcance muito maior, facilitando maior desenvolvimento educacional no país. Aproveitando esse novo formato de ensino, a Unisinos, uma das maiores instituições privadas de educação superior do país, migrou este ano para um novo ambiente virtual de aprendizagem que permite ampliar as possibilidades do EaD, o Canvas.

Com sede nas cidades de Porto Alegre e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, a Unisinos lança nesse primeiro semestre de 2019 cursos híbridos de graduação e pós-graduação. Na Graduação, oferta cursos em Engenharia Mecânica, de Produção, Energia e Ambiental, além de quatro cursos na área da saúde: Fisioterapia, Educação Física, Biomedicina e Gastronomia.

A universidade ainda oferece nessa modalidade: Ciência da Computação, Fotografia, Design de Produto e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Nos cursos de graduação as aulas presenciais acontecerão a cada 15 dias. Já nos cursos de pós-graduação, elas serão mensais.

A elaboração dos cursos híbridos é parte das ações definidas no Planejamento Estratégico da Universidade e contou com a participação de pesquisadores de diversas áreas. Durante o período, foram feitas visitas a diversas universidades no Brasil e no exterior que são referências no uso de cursos online. De acordo com o diretor de Educação Online da universidade Vinicius Costa de Souza, foi necessário vencer a resistência de alguns professores no início do processo. Muitos deles acreditavam que poderia haver perda de qualidade, por não oferecer aulas práticas, mas a experiência provou o contrário.

“As resistências internas foram vencidas quando os professores se deram conta de que a carga horária de aulas práticas é igual à de cursos presenciais. Além disso, os cursos híbridos têm a vantagem de oferecer um melhor preparo aos alunos antes das aulas em laboratório. Eles chegam muito mais preparados”, explica o diretor.

Graças a uma parceria com a plataforma de ensino a distância Canvas – adotada pelas melhores universidades americanas -, a Unisinos dará aos alunos a possibilidade de consumir conteúdo em diferentes formatos, como texto, áudio e vídeo. Conhecida pelo seu caráter inovador e por sua flexibilidade, o Canvas tem conquistado a preferência de diversas faculdades privadas no Brasil por oferecer tecnologia de ponta. A plataforma é totalmente compatível com smartphones e permite que professores e alunos desenvolvam processos de aprendizado mais criativos.

“É muito estimulante ver instituições como a Unisinos inovando no uso do ensino a distância. Sempre houve um tabu de que o EaD não seria utilizável em cursos práticos, mas a realidade está mostrando o contrário. É plenamente possível incorporar ambientes virtuais de aprendizagem como o Canvas em cursos da área de saúde e de engenharia. O importante é que a plataforma possa se adaptar às especificidades de cada curso. E esse é o diferencial do Canvas”, afirma Lars Janér, diretor do Canvas para América Latina.

Sobre o Canvas

O Canvas conquistou a reputação de LMS mais confiável porque se preocupa com a educação. Desde o início, o Canvas foi projetado para ser aberto, intuitivo e de fácil uso, criando uma melhor experiência de ensino e aprendizado para todos. Com o Canvas, “melhor” inclui uma comunidade apaixonada de educadores, um compromisso com padrões abertos e hospedagem nativa em nuvem para o melhor tempo de atividade, suporte e segurança do setor. Uma interface intuitiva, ferramentas fáceis de usar para engajamento e colaboração e resultados comprovados de aprendizado garantem que o Canvas seja usado por alunos, professores, administradores e pais. A Instructure, criadora do Canvas, conectou milhões de instrutores e alunos em mais de 4.000 instituições educacionais e corporações em todo o mundo. Mais informações sobre o software Canvas em https://www.canvaslms.com/brasil/.


Umbler - Cloud Hosting para agências e devs



A Umbler é a nova casa do TekZoom e estamos migrando todos nossos projetos web para esta empresa de hospedagem cloud brasileira.

O mais interessante na Umbler é o seu painel, que facilita a configuração da hospedagem Cloud para projetos PHP e NodeJS, além da instalação automatizada do WordPress, Joomla, Drupal e OpenCart.

Ah! Vale lembrar que clicando no Link do TekZoom você ganha R$25,00 para testar os serviços Cloud de hospedagem. Bem legal, hein?

Não esqueça que o Laravel, framework PHP, também pode ser configurado automagicamente através do painel principal de Cloud Hosting da Umbler.

Não perca em breve nosso vídeo demonstrando como utilizar os serviços desta nova hospedagem Cloud para Desenvolvedores e Agências.

0 Comments 0 Comments
0 Comments 0 Comments