Aprenda o que é Headless e crie sua própria API com o Strapi

Aprenda o que é Headless e crie sua própria API com o Strapi

Em desenvolvimento Headless o frontend e o backend de suas aplicações são desacoplados, independentes.

Neste TekCast vamos falar sobre uma nova abordagem que desenvolvedores do mundo todo estão adotando em seus projetos, o conceito de Headless.

A ideia é que o todo o desenvolvimento seja baseado no uso de APIs e o frontend seja independente do backend, liberando assim o uso de qualquer tecnologia por parte do dev.

No vídeo falamos um pouco mais sobre como o Headless funciona e mostramos o Strapi, um Headless CMS de código aberto que ajuda na criação e manutenção das APIs, geranciando os conteúdos que podem ser consumidos pelas aplicações externas.

O Strapi foi construído em NodeJS e trabalha com bancos de dados relacional e n"ao relacional. Você pode utilizar o MySQL ou MongoDB, fica a seu critério.

Iniciando com o Strapi

Strapi-Instalacao

Para instalar o Strapi em seu sistema é muito simples, basta ter instalado o NodeJS e o NPM.

Os comandos iniciais são:

  • Instalação do Strapi

npm install -g strapi

  • Criação do primeiro projeto

strapi new <nome-do-projeto>

  • Entre na pasta/diretório do seu projeto

cd <nome-do-projeto>

  • Inicie o servidor

strapi start

  • Acesse via navegador e crie seu usuário Admin

http://localhost:1337/admin

Depois destes comandos é só iniciar a criação da sua API, configurar as permissões de acesso e testar. Tudo em questão de minutos e muito fácil.

Nos próximos vídeos vamos mostrar como consumir a API gerada em aplicações reais, que podem ser utilizados como framework em projetos Mobile, Desktop e Web.

Para realizar o Deploy do Strapi na Heroku, é só clicar aqui e acessar o GitHub oficial da aplicação.

Hospede sua API por $5 na Digital Ocean e GANHE $10 em créditos na hora!

A Digital Ocean é uma empresa mundialmente reconhecida pela qualidade de seus serviços e possui servidores privados de alta performance e qualidade profissional por valores extremamente baixos se comparados ao seus principais concorrentes, como a Amazon.

Criando sua conta na DO através deste link você ganha na hora $10 para testar os serviços da empresa e também conseguir fazer tudo que mostramos em nossos vídeos em tempo real e sem gastar nada.

As VPS da DO são recomendadas ainda para a hospedagem de Sites de Conteúdo, Blogs, Aplicações Web e Redes Sociais, pois é possível configurar os servidores com todos os recursos que você ou seu projeto necessitam. É uma verdadeira maravilha!

Clique aqui e ganhe na hora $10 para poder testar melhor a VPS e os serviços da Digital Ocean. Aproveite!

Autor

Reinaldo Silotto

Community Manager GDG-Bauru, integrante do programa Intel Innovators e ganhador de 3 prêmios iBest com o site Emulando. Mantenedor e Founder do TekZoom. Community Manager no iMasters.

Brasil - São Paulo https://tekzoom.com.br Reinaldo Silotto Reinaldo Silotto

Mais conteúdos para você

Comentários