Após 'boom' de hackathons em 2018, empresas devem levar inovação além dos grandes centros urbanos
Antenado

Após 'boom' de hackathons em 2018, empresas devem levar inovação além dos grandes centros urbanos

JivoChat

Próximas maratonas serão realizadas em Recife (PE) e São Carlos (SP). Outros eventos estão previstos para São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ)

O ano de 2018 foi certamente um marco para os hackathons no Brasil. O 'boom' observado no setor se confirma pelos números da Shawee – única plataforma brasileira capaz de automatizar esses eventos. No ano passado, a startup realizou mais de 100 hackathons, em 16 cidades, em 10 estados, para mais de 40 empresas, como Uber, Itaú, SAP, IBM, Stone, Elo Cartões, Banco Original e outras. Ela tem mais de 10 mil usuários cadastrados. "Esse número deve crescer exponencialmente em 2019, mas agora a tendência é sair exclusivamente dos grandes centros urbanos", acredita Rodrigo Terron, sócio fundador da plataforma. Em 2018, 74% dos hackathons foram promovidos no Estado de São Paulo, sendo 60% deles na capital.

"Há boas companhias instaladas fora dos grandes centros urbanos, que também são extremamente relevantes e demandam inovação", pontua Terron. A Movile, empresa líder em marketplaces móveis, detentora da IFood, PlayKids, Rapiddo e outros apps relevantes, e que é sediada em Campinas, por exemplo, promoveu seu primeiro hackathon em sua sede no ano passado e adorou o resultado. Em fevereiro, a empresa promoverá com a Shawee dois novos eventos com o objetivo de encontrar soluções para inovar os meios de pagamento. Eles serão realizados dias 9 e 10 em Recife, capital de Pernambuco, e dias 16 e 17 em São Carlos, interior de São Paulo. Os participantes concorrerão a um prêmio de R$ 4 mil, um almoço com CTOs da Movile, um Google Home mini para cada participante e acesso aos cursos Alura em cada etapa.

Também em fevereiro será realizada em São Paulo a 12ª edição da Campus Party e grandes hackathons, como o da Visa, estão previstos para o evento. Em março, o Rio de Janeiro receberá uma maratona de tecnologia promovida pela Sony Music que pretende descobrir como a tecnologia pode ampliar a presença feminina nas diversas etapas da indústria da música. O evento será realizado em 23 e 24 de março.

Democratizar hackathons

Diante da demanda pela organização de hackathons, que estavam crescendo no País, mas ainda eram gerenciados manualmente a Shawee foi criada. Com o sucesso da plataforma, já em uma nova etapa do negócio, os sócios Rodrigo Terron e Abraão Sena sentiram a necessidade de capacitar e treinar novos potenciais talentos. Por isso, o Pulsar Hacker foi lançado no final do ano passado. "Esse projeto visa empoderar e trazer boas práticas para a comunidade hacker", afirma Abraão Sena. De acordo com ele, o objetivo é tornar essa atividade mais acessível e transformar as comunidades, que estão fora dos grandes centros, mas são referências para desenvolvimento de soluções para empresas. A meta final é formar 50 novos organizadores de hackathons nas companhias que vão integrar o projeto.

Os sócios concordam que o legado de cada hackathon é capaz de transformar as empresas, e a manutenção das ideias e da inovação é um exercício contínuo no mundo atual. "As ações e a integração realizadas durante a maratona precisam ser cultivadas frequentemente através de encontros, conexões com a comunidade e parceria com os projetos que mais atendem às necessidades de cada companhia", diz Sena. "Alguns eventos nos mostraram uma transformação muito positiva nas empresas. Um exemplo que gostamos de citar é o da Associação dos Advogados de São Paulo – AASP, quando uma equipe foi contratada e foi criada uma área de inovação dentro da associação, que é centenária", conclui Terron.


Umbler - Cloud Hosting para agências e devs



A Umbler é a nova casa do TekZoom e estamos migrando todos nossos projetos web para esta empresa de hospedagem cloud brasileira.

O mais interessante na Umbler é o seu painel, que facilita a configuração da hospedagem Cloud para projetos PHP e NodeJS, além da instalação automatizada do WordPress, Joomla, Drupal e OpenCart.

Ah! Vale lembrar que clicando no Link do TekZoom você ganha R$25,00 para testar os serviços Cloud de hospedagem. Bem legal, hein?

Não esqueça que o Laravel, framework PHP, também pode ser configurado automagicamente através do painel principal de Cloud Hosting da Umbler.

Não perca em breve nosso vídeo demonstrando como utilizar os serviços desta nova hospedagem Cloud para Desenvolvedores e Agências.

0 Comments 0 Comments
0 Comments 0 Comments