Alunos de Lorena (SP) criam histórias em quadrinhos usando linguagem de programação

Alunos de Lorena (SP) criam histórias em quadrinhos usando linguagem de programação

Alunos do 6º ano da rede municipal de Lorena, no Vale do Paraíba, estão entusiasmados com a possibilidade de criação de suas próprias Histórias em Quadrinhos

Para isso, eles contam com a ajuda do programa Scratch, uma linguagem de programação criada pelo Media Lab do MIT (Massachusetts Institute of Technology) – famosa universidade norte-americana – que ajuda crianças e jovens a criar animações, mesmo sem terem qualquer conhecimento anterior de linguagem de programação.

A atividade está sendo desenvolvida junto a 102 alunos da Escola Municipal Professor Climério Galvão César como forma de complementar o conteúdo das aulas de Produção Texto e Informática Educacional, oferecidas pela empresa Planneta Educação, em parceria com a Secretaria de Educação de Lorena (SP).

“O programa Scratch facilita a criação de arte interativa, histórias, simulações e jogos – além do compartilhamento das criações online. Com isso, estamos reforçando o aprendizado por meio de uma programação lúdica e interativa. Com isso, a atividade vem ajudando os jovens a pensar de forma criativa, a raciocinar sistematicamente e a trabalhar colaborativamente – competências essenciais à vida no século 21”, explica a instrutora técnica de Informática Educacional da Planneta Educação, Suellen Fernandes.

O primeiro contato dos alunos com o programa foi para conhecerem e explorarem o software. Já nessa atividade, eles puderam criar um jogo de corrida. “Fizemos um jogo de corrida no programa Scratch, que o gatinho ganhava de outro personagem que nós escolhemos. Recebemos orientações e conhecemos as ferramentas que podíamos utilizar. Assim, montamos uma pista de corrida, colocamos o gatinho; e para que ele pudesse se movimentar inserimos um comando nele. Depois escolhemos outro personagem. Nossa aula de informática foi diferente, muito legal e divertida”, contou a aluna Letícia Assis, do 6º ano C.

“O programa Scratch traz bastante diversão e interação para as aulas de Informática Educacional. É uma ferramenta digital que oferece uma forma para os alunos exercitarem a imaginação”, conclui a Instrutora.

Nas próximas aulas o desafio dos alunos será a ampliar a criação de novas Histórias em Quadrinhos.

Mais informações:

Assessoria de imprensa da Planneta Educação

Autor

Reinaldo Silotto

Community Manager GDG-Bauru, integrante do programa Intel Innovators e ganhador de 3 prêmios iBest com o site Emulando. Mantenedor e Founder do TekZoom. Community Manager no iMasters.

Brasil - São Paulo https://tekzoom.com.br Reinaldo Silotto Reinaldo Silotto

Mais conteúdos para você

Comentários