Alunos de Lorena (SP) criam histórias em quadrinhos usando linguagem de programação

Alunos do 6º ano da rede municipal de Lorena, no Vale do Paraíba, estão entusiasmados com a possibilidade de criação de suas próprias Histórias em Quadrinhos

Para isso, eles contam com a ajuda do programa Scratch, uma linguagem de programação criada pelo Media Lab do MIT (Massachusetts Institute of Technology) – famosa universidade norte-americana – que ajuda crianças e jovens a criar animações, mesmo sem terem qualquer conhecimento anterior de linguagem de programação.

A atividade está sendo desenvolvida junto a 102 alunos da Escola Municipal Professor Climério Galvão César como forma de complementar o conteúdo das aulas de Produção Texto e Informática Educacional, oferecidas pela empresa Planneta Educação, em parceria com a Secretaria de Educação de Lorena (SP).

“O programa Scratch facilita a criação de arte interativa, histórias, simulações e jogos – além do compartilhamento das criações online. Com isso, estamos reforçando o aprendizado por meio de uma programação lúdica e interativa. Com isso, a atividade vem ajudando os jovens a pensar de forma criativa, a raciocinar sistematicamente e a trabalhar colaborativamente – competências essenciais à vida no século 21”, explica a instrutora técnica de Informática Educacional da Planneta Educação, Suellen Fernandes.

O primeiro contato dos alunos com o programa foi para conhecerem e explorarem o software. Já nessa atividade, eles puderam criar um jogo de corrida. “Fizemos um jogo de corrida no programa Scratch, que o gatinho ganhava de outro personagem que nós escolhemos. Recebemos orientações e conhecemos as ferramentas que podíamos utilizar. Assim, montamos uma pista de corrida, colocamos o gatinho; e para que ele pudesse se movimentar inserimos um comando nele. Depois escolhemos outro personagem. Nossa aula de informática foi diferente, muito legal e divertida”, contou a aluna Letícia Assis, do 6º ano C.

“O programa Scratch traz bastante diversão e interação para as aulas de Informática Educacional. É uma ferramenta digital que oferece uma forma para os alunos exercitarem a imaginação”, conclui a Instrutora.

Nas próximas aulas o desafio dos alunos será a ampliar a criação de novas Histórias em Quadrinhos.

Mais informações:

Assessoria de imprensa da Planneta Educação