80% das empresas brasileiras estão nos estágios iniciais do marketing digital, segundo pesquisa

País é líder de investimento na América Latina, mas ainda está distante da média global

Utilizado pelas empresas para atrair novos negócios, o marketing digital brasileiro ainda caminha para alcançar os resultados de grandes potências, mas coloca o Brasil entre os países com o maior percentual de investimento na América Latina, com 24,4% da verba investida neste tipo de mídia, mas atrás de outros países, em comparação com a média global de 43,5%, segundo relatório divulgado pela McKinsey & Company, em parceria com a  Associação Brasileira de Anunciantes (ABA). A pesquisa também aponta que 80% das empresas ainda estão nos estágios iniciais do marketing digital.

O relatório classificou as empresas em quatro níveis de maturidade: Líderes, Ascendentes, Emergentes e Iniciantes, nessa última categoria se enquadram aquelas que ainda não iniciaram o processo chamado de digitalização do marketing. Para o especialista em tecnologia, João Paulo Gonçalves, CEO da Lista Mais - plataforma de busca de pequenas empresas e profissionais liberais locais - muitas empresas ainda não passaram pela transformação digital, o que dificulta a divulgação. “Muitos negócios brasileiros não passaram nem pelo primeiro estágio para qualquer empresa ter presença na internet, ter um site ou página nas redes sociais”, comenta.

Após a fase de criação de site, existe a necessidade de divulgação das empresas na internet, momento em que muitas empresas ficam estagnadas ou no qual a maioria das organizações não têm sucesso.  “Existem negócios que têm site, mas não detêm o mínimo de conhecimento de marketing digital, o que dificulta as escolhas dos canais corretos e a definição das estratégias mais eficientes de divulgação, pois não basta estar na web”, sinaliza, Gonçalves.

Entre as falhas mais cometidas pelas empresas estão a ausência de planejamento e de ferramentas básicas, além da dificuldade para mensurar os resultados. “Grande parte das companhias não conseguem definir objetivos básicos, o que impacta negativamente na escolha de ações e, consequentemente, na avaliação dos resultados”, comenta Gonçalves. Segundo o especialista as empresas que utilizam ferramentas de mensuração conseguem ter um melhor controle de como está sendo utilizada a verba investida nos canais digitais, já que a falta de investimento é apontada como mais um empecilho enfrentado, principalmente, pelas micro, pequenas e médias empresas.

Além disso, é preciso ficar de olho nas novidades do mercado e no comportamento do consumidor. “O vídeo, por exemplo, é uma grande tendência, pois um levantamento do Google apontou que nos últimos anos, houve um aumento de quatro vezes mais pessoas que preferem assistir a vídeos do que ler,  e até 2020 a previsão é que 82% da audiência seja em vídeo. As empresas que não começarem a investir nessas tecnologias poderão enfrentar dificuldades para se manterem competitivas”, comenta Gonçalves.

Com o objetivo de ajudar outras empresas a consolidarem suas marcas no ambiente digital, a Lista Mais - plataforma de busca de pequenas empresas e profissionais liberais locais - atua fornecendo todo o suporte para as organizações estarem posicionadas nas primeiras páginas do Google, com valores acessíveis para pequenos negócios. A empresa também realiza a comunicação entre clientes e anunciantes diretamente pela plataforma, com solicitação de orçamento e envio de mensagens instantâneo.

Entre os serviços  de comunicação digital oferecidos pela empresa também estão a criação de anúncios patrocinados dentro da sua própria plataforma, que recebe mais de 30 milhões de acessos por ano, criação  de websites, produção e edição de vídeos profissionais para as empresas. Atualmente, a empresa conta com mais de 3 mil clientes e 3 milhões de empresas cadastradas em sua base.

Sobre a Lista Mais - Fundada em 1999, a empresa surgiu como uma lista telefônica e, posteriormente, reinventou o seu modelo de negócio, se tornando uma plataforma que conecta consumidores com empresas e profissionais locais no momento da busca. Oferece serviços como produção de conteúdo, fotos e vídeos, criação de websites, e posicionamento das empresas em sites de busca. A Lista Mais conta com mais de 3 milhões de empresas cadastradas e unidades em Presidente Prudente e Araçatuba. Somente nos últimos 12 meses, a audiência da plataforma alcançou 30 milhões de acessos, formada por pessoas que estão procurando informações para entrar em contato com empresas que estão no site.


Umbler - Cloud Hosting para Agências e Desenvolvedores

A Umbler é a nova casa do TekZoom e estamos migrando todos nossos projetos web para esta empresa de hospedagem cloud brasileira.

O mais interessante na Umbler é o seu painel, que facilita a configuração da hospedagem Cloud para projetos PHP e NodeJS, além da instalação automatizada do WordPress, Joomla, Drupal e OpenCart.

Ah! Vale lembrar que clicando no Link do TekZoom você ganha R$25,00 para testar os serviços Cloud de hospedagem. Bem legal, hein?

Não esqueça que o Laravel, framework PHP, também pode ser configurado automagicamente através do painel principal de Cloud Hosting da Umbler.

Não perca em breve nosso vídeo demonstrando como utilizar os serviços desta nova hospedagem Cloud para Desenvolvedores e Agências.